Engenharia de Software - Responsabilidade profissional e ética




2 ENGENHARIA DE SOFTWARE
“Assuma a responsabilidade pelo software que você produz. Identifique o seu cliente e suas necessidades; pense nelas em termos de entradas e saídas. Pesquise o que já foi feito. Mantenha o controle intelectual dos seus esforços e documente aquilo que faz. Quando um problema for muito difícil, divida-o, sempre tentando manter o foco. E quando você tiver feito tudo direitinho, virão às mudanças; portanto, esteja pronto para elas.” [Dick Hamlet & Joe Maybee, em "The Engineering of Software"]“Apesar de gerentes e profissionais reconhecerem a necessidade de uma abordagem mais disciplinada para o software, eles continuam a debater a forma pela qual essa disciplina deve ser aplicada. Muitos indivíduos e empresas ainda desenvolvem software ao acaso, mesmo quando constroem sistemas para servir às tecnologias mais avançadas da atualidade. Muitos profissionais e estudantes desconhecem os métodos modernos. Em decorrência disso, a qualidade do software que produzimos é sofrível e coisas ruins acontecem. Além disso, continua o debate e a controvérsia sobre a verdadeira natureza da abordagem de engenharia de software. O estado atual da engenharia de software é um estudo de contrastes. As atitudes mudaram, houve progresso, mas muito resta a ser feito antes que a disciplina alcance maturidade total.” [Roger Pressman, 2006]

2.1 ALGUMAS DEFINIÇÕES
Não existe um consenso sobre uma única definição para a disciplina de Engenharia de Software e, portanto, várias são aceitas. Algumas estão abaixo identificadas.
A definição mais conhecida de Engenharia de Software foi proposta por Fritz Bauer na primeira grande conferência [NAU69] dedicada ao assunto: O estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.
Uma segunda definição que vale a pena destacar é aquela apresentada pelo IEEE, conforme citou Pressman (2006). Engenharia de Software é: (1) aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, operação e manutenção do software, isto é, a aplicação da engenharia ao software. (2) O estudo de abordagens como as de (1).
Pressman (2006) destaca ainda que a Engenharia de Software é uma tecnologia em camadas, que tem como base a qualidade, se alicerça em processo, dispõe de métodos que fornecem a técnica de “como fazer” e utiliza apoio automatizado de ferramentas. Isso está representado na figura abaixo.

Share:

0 comentários

POPULAR POSTS